Os acompanhamentos para churrasco podem fazer toda a diferença na sua refeição, sabia? Mesmo que a carne seja a atração principal, não é todo mundo que come esse tipo de alimento e tem muita gente que gosta de combinar outros pratos na hora de saborear um churrasco.

Para deixar sua mesa bem completa, você pode preparar diferentes farofas, saladas, maioneses, molhos, arroz e até mesmo pão de alho caseiro. A variedade de itens que podem ser usados é bem grande e variada, assim, todo mundo pode escolher o que mais gosta para colocar no seu prato e saborear cada garfada.

Se você ficou curioso com as opções basta conferir a lista abaixo que conta com as melhores receitas que podem agradar diversos paladares.

Farofa para servir em churrascos

Foto: iStock

1. Farofa de soja crocante: a proteína de soja é um ingrediente bem comum no cardápio de quem não come carne, mas talvez para os carnívoros não seja tão comum. Mesmo assim, essa é uma receita que pode surpreender todos os paladares, pois seu sabor é realmente incrível e a textura é bem crocante.

2. Farofa de ovo com bacon: essa é uma opção de farofa bem comum e que agrada muita gente. A combinação de farinha, ovo e bacon é simples, mas rende um acompanhamento muito gostoso. Além disso, o preparo não é nada trabalhoso.

3. Farofa de cenoura: a cenoura é o principal ingrediente usado para fazer esse acompanhamento, tanto que a quantidade usada é até maior do que a de farinha de mandioca. Com isso, você consegue um complemento leve e saboroso para sua refeição.

4. Farofa de cebola: para quem gosta de um sabor marcante, a cebola pode ser uma ótima opção de ingrediente para incrementar o gostinho da farinha. Além disso, o preparo leva apenas alguns minutos, por isso, vale a pena experimentar.

5. Farofa de maçã: e que tal usar uma fruta para preparar a sua farofa? O resultado é um ótimo acompanhamento para carnes, já que tanto o sabor quanto a textura são bem leves. Mas você também vai precisar de outros ingredientes para incrementar o gostinho, como uvas passas e temperos.

6. Farofa de banana: e que tal preparar uma farofa que leva apenas banana, farinha de mandioca, manteiga e uma pitada de sal? Para quem gosta de combinar doce e salgado na mesma garfada pode ser uma ótima pedida. Além disso, o preparo é rapidinho.

7. Farofa integral: e que tal preparar uma farofa saudável? Para isso você vai precisar de farelo de aveia, azeite, ovo, azeitona, cenoura, uva passa e temperos. Mesmo sendo uma opção com poucas calorias o sabor é incrível.

8. Farofa de calabresa: já para quem gosta de uma farofa com pedaços de carne, usar a calabresa pode ser uma boa pedida. O embutido não dará muito trabalho extra, mas fará com que o gosto do seu acompanhamento fique muito melhor.

Maionese para saborear no churrasco

Foto: Reprodução / Panelaterapia

9. Maionese de batata: essa é uma receita bem básica, já que você só vai precisar de batatas, maionese, salsinha, creme de leite, um pouquinho de mostarda e uma pitada de sal. É ideal para quem quer um prato simples, mas repleto de sabor.

10. Maionese de batata e cenoura vegana: que tal preparar uma maionese caseira com leite de amêndoas e ainda usar batatas e cenouras para incrementar o sabor? Quem não come alimentos de origem animal está liberado para saborear essa delícia.

11. Maionese de batata com alho-poró: essa é uma receita simples, mas que tem um gostinho especial. O alho-poró é um ingrediente que tem um sabor suave, mas que faz toda a diferença no resultado final de um prato. Por isso, se você quer inovar no tempero, não deixe de experimentar essa opção.

12. Maionese de batata com ovos: a dica dessa receita para um prato bem gostoso é picar as batatas apenas depois que elas estiverem cozidas, assim, o legume fica um pouco amassadinho e se mistura bem com a maionese. Depois disso, basta acrescentar os ovos para finalizar o preparo e incrementar o sabor.

13. Maionese de mandioquinha: e que tal substituir a batata pela mandioca salsa? O resultado também fica muito saboroso e é uma ótima alternativa para quem quer inovar, mas sem ter muito trabalho. Além disso, essa receita está liberada para os veganos.

14. Salpicão vegano: nessa receita, o frango é deixado de lado e quem entra em cena é a carne de jaca. Esse é um salpicão que leva frutas, legumes e diversos temperos para que o sabor seja de dar água na boca.

15. Salpicão de frango: já para quem busca uma receita mais tradicional de salpicão. A lista de ingredientes é um pouco longa, mas o trabalho não é muito demorado e o sabor super compensa.

16. Salpicão de frango simples: para quem quer um salpicão de frango que não seja super incrementado, essa pode ser uma boa pedida. Aqui a lista de ingredientes é curta, mas o sabor não deixa a desejar em nada, viu? Além disso, o preparo é bem rapidinho.

Molhos para acompanhar churrascos

Foto: Reprodução / Figos e funghis

17. Molho barbecue: esse é um molho bem comum nos churrascos estadunidenses, mas tem ganhado cada vez mais espaço por aqui. Essa é uma receita tão rápida e prática de ser feita em casa, que talvez você nem queira mais comprar as versões prontas que são encontradas nos mercados.

18. Maionese verde: já pensou em preparar uma maionese caseira que leva miolo de pão amanhecido? Isso mesmo, você não leu errado. Esse ingrediente é usado para que a textura do molho fique mais encorpada. Além disso, o alho e a cebolinha ajudam a incrementar o sabor.

19. Molho de alho: um simples molho de alho pode fazer muita diferença no seu churrasco, sabia? Para quem gosta de uma carne com um sabor marcante, essa é uma ótima pedida. Além disso, a lista de ingredientes é bem curta e o preparo super prático.

20. Molho de gergelim com hortelã: para quem busca uma opção de molho saudável, essa é uma ótima pedida. Essa é uma receita que além de usar apenas ingredientes nutritivos, não leva nenhum item de origem animal, por isso, está liberada para os veganos.

21. Molho de mostarda e mel: para preparar essa receita você vai precisar apenas de mostarda, mel, limão e pimenta. Com apenas quatro ingredientes é possível preparar um molho que fará muita diferença no sabor da sua carne.

22. Molho chimichurri: o chimichurri é um molho feito com alho, orégano, pimenta, algumas outras especiarias, azeite e vinagre. O preparo é super simples: basta misturar todos os ingredientes e pronto! Mais prático que isso só se comprar pronto, não é mesmo?

Saladas para servir no churrasco

Foto: Reprodução / Cozinha dalbo

23. Salada de folhas verdes com cogumelos: churrasco é um momento em que as pessoas comem muita carne, não é mesmo? Então que tal usar esse ingrediente na salada também? Essa é uma receita que combina folhas verdes, cogumelos e tiras de filé mignon.

24. Vinagrete: já o vinagrete é um clássico dos churrascos e é difícil ficar de fora da mesa. Mesmo sendo bem conhecido e tendo um preparo simples, é legal conferir as dicas de como preparar essa salada em casa para um resultado de sucesso.

25. Salada mix de tomates: essa é uma salada que mescla tomates diferentes, folhas de rúcula, pepino, fatias de bacon e manjericão. O resultado é uma salada bem colorida e que pode ser a única na mesa, já que é bem completa.

26. Salada roxa refrescante: quer uma salada que além de nutritiva ainda deixe a sua mesa colorida? O principal ingrediente dessa daqui é o repolho roxo, mas você também vai precisar de cenoura, manga e alguns temperos para incrementar o sabor.

27. Salada de repolho com beterraba: e que tal combinar repolho e beterraba em um prato só? Essa é uma salada simples, mas que fica com uma cor de encher os olhos! Além disso, os legumes devem marinar um pouco em uma combinação de azeite, vinagre e limão, o que faz com que o sabor fique muito bom.

28. Salada de brócolis com couve-flor: já para quem quer uma salada de legumes verdes, uma boa pedida é combinar o brócolis com a couve-flor. Você só precisa refogar os ingredientes e usar alguns temperos, mas essa é uma ótima pedida para deixar seu churrasco mais leve.

29. Salada de tomate cereja: e que tal uma simples salada de tomate cereja? Para incrementar o sabor a dica é acrescentar cebola roxa, cebolinha e alguns temperos. Em apenas alguns minutos você consegue uma salada para completar sua mesa.

Acompanhamentos saborosos para o churrasco

Foto: Reprodução / Panelaterapia

30. Pão de alho com queijo: o pão de alho com queijo faz tanto sucesso nos churrascos que tem gente que prefere comer esse alimento do que carne. Mesmo que você não faça parte desse grupo vale a pena conhecer essa receita que é bem simples, mas cheia de sabor.

31. Pão de alho: há também quem prefere o pão de alho tradicional, sem o acréscimo de queijo. O preparo é ainda mais simples do que a receita anterior, mas o sabor também fica muito bom, viu? Além disso, a lista de ingredientes é bem curtinha.

32. Arroz: um arroz também cai muito bem em um churrasco farto, não é mesmo? Se você quer uma opção bem tradicional, um arroz branco bem soltinho pode ser a receita ideal para você. O preparo é simples, mas você pode conferir algumas dicas para um resultado perfeito.

33. Arroz colorido: já para quem busca um arroz incrementado, que tal conhecer essa receita? Aqui você vai precisar de cenoura, ervilha, tomate e linguiça calabresa para deixar seu prato ainda mais gostoso. O resultado é bem colorido e de deixar muita gente com fome.

34. Batata assada: essa receita de batata assada também combina muito bem com uma carne de churrasco. Você até pode deixar o arroz de lado e preparar só esse alimento. Mas se quiser uma mesa bem farta, pode preparar ambos os pratos.

Com uma lista com tantas opções dá pra escolher apenas algumas e mesmo assim ter um churrasco com uma grande quantidade de acompanhamentos, não é mesmo? Assim cada um pode escolher os alimentos que mais gosta e se deliciar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *